segunda-feira, 13 de junho de 2016

Desabafo: Noites de terror

Desde à umas semanas para cá que as minhas noites têm sido de terror.

A pequenota adormece por volta das 22H (com a ajuda do melamil) e acorda por volta das 2 - 3H e depois não quer dormir mais.
Dou-lhe leitinho, não resolve... levo-a para a minha cama, não resolve... pego-lhe ao colo para tentar adormecê-la, não resolve... vai o pai, não resolve... voltamos a a deitá-la na cama dela, não resolve....
Nada resolve! Acabamos por ficar super enervados, porque ela parece que está cheia de sono, mas por algum motivo resiste e não adormece!

Um dia destes, estava super enervada... já estava no limite da sanidade mental! Deitei-a na cama dela e deixei-a lá a ver se ela adormecia. Ela brincava, choramingava, "falava", gritava, chorava, mas não adormecia! Mas por muito que me custasse não fui à beira dela! Acho que ela também se habituou a nós andarmos com ela para trás e para a frente...



Já não sei o que fazer!
Não acho normal uma criança tão pequena dormir tão pouco... ela dorme 1H-1H30 à sesta e depois de noite dorme 4-5H... Não lhe faz bem dormir tão pouco, mas não sei o que fazer para que ela durma melhor!

Ando esgotada... começo o dia logo enervada porque não consegui descansar, e depois vêm aqueles pensamentos de "não devia ter engravidado", "não tenho paciência para isto", "não tenho vocação para ser mãe", "estava melhor quando não tinha filhos"... e todos estes pensamentos fazem-me sentir culpada, porque não é suposto uma mãe pensar estas coisas!

Mas é um facto... uma criança que não dorme é um problema...

Vejo alguns casais que saem com os filhos pequenos (quando digo pequenos, com poucos meses) até às 23-24H e estão "na boa"... eu e o meu marido parecemos uns maluquinhos... temos de estar em casa cedo, deitar a miúda cedo e ir logo a correr para a cama para aproveitarmos as poucas horas que temos! Porque ela acorda à mesma hora, tanto faz deitar-se às 21H, como às 23H.

Gostava de falar da maternidade como uma experiência maravilhosa... mas infelizmente a minha experiência não é assim tão maravilhosa...
Todo este stress já me levou ao psiquiatra, e já pôs o meu casamento em risco... porque não temos paciência para nada... nem para nos "aturarmos" um ao outro.

Escrevo este texto com um aperto no peito... porque a gravidez foi o que foi e por causa disso o momento do parto já não foi aquela felicidade que devia ter sido, e agora todo este stress faz-me sentir "falhada" como mãe...
Queria tanto que a maternidade fosse a experiência maravilhosa com que sonhei.
Não tenho inveja das mães que têm filhos que dormem bem, mas fico triste sempre que vejo a alegria que elas irradiam... queria sentir o mesmo!
Ás vezes acho mesmo que não nasci para ser mãe, e que o problema sou eu e não ela. Depois olho para ela e choro... porque tenho uma filha linda, inteligente, e mesmo assim não me sinto feliz.

É complicado... ando numa "luta interior" à muito tempo...




1 comentário:

  1. Para te fazer minha mãe não sai do quarto lugar do mundo de santo tenha Deus

    ResponderEliminar